segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Um ano novo cheio de esperança para você!

Se tem uma postagem que estou ensaiando há tempos para publicar aqui, essa seria sobre Chico Mendes. Confesso que continuarei ensaiando por muito tempo ainda haja vista o meu despreparo para falar deste grande homem.




Na verdade, eu poderia falar de outras pessoas que admiro como Carlos Drummond Andrade, ou Chico Buarque de Holanda, por exemplo, mas falar de Chico Mendes me intimida. Talvez seja porque sua historia mexeu comigo quando eu era criança.




Outro dia eu vi um documentário sobre ele na Discovery Channel, emocionada, decidi escrever mesmo não sabendo o que escrever, até mesmo porque quando penso em publicar uma mensagem para 2009, logo me vem a mente os termos, esperança, sonhos, lutas, ideais. Percebi, então, que para mim, pela minha historia de vida, das coisas que aprendi, li, assisti, e que ouvi, seja em casa, escola, ou através dos meios de comunicação, um exemplo que tenho guardado em minha mente desde criança que espelha todos estes termos é FRANCISCO ALVES MENDES FILHO.

Desde menina as imagens de Chico Mendes me chamavam a atenção. Enquanto crescia, ia entendendo que ele era muito mais do que um homem bonzinho, o que para muitos naquela época era só o papai noel.




Eu via as pessoas assistindo filmes, ou finais de novelas e ficarem emocionadas ou abaladas com determinadas cenas, e o que realmente me deixava assim era quando via algo sobre Chico Mendes na televisão, a morte dele me deixava triste. Acho que na época eu achava que o seu trabalho, a sua causa tinha que ter um final feliz, não porque a Branca de Neve , a Cinderela e seja lá quem for tiveram, mas porque mesmo sendo muito nova, mesmo não entendo muito eu sabia que aquilo era injusto. Eu via esperança no seu sorriso, eu via sonhos, e via fé em realiza-los, fé nas pessoas! E sabe de uma coisa, eu ainda vejo.




Quando se lê os jornais, ou se vê noticias enfocando corrupção, tanta desigualdade social, discriminação, crianças miseráveis varrendo farelo de alimentos daqueles caminhões de abastecimento às famílias carentes e ao mesmo tempo deputados escondendo dinheiro na cueca, e tanta coisa, meu DEUS, tanta coisa, é lógico que qualquer ser humano ficaria desmotivado com esse país. Mas quando penso naquele extrativista, que iniciou sua luta pela autonomia dos seringueiros, foi galgando degraus de conquistas políticas e sociais apesar de ter sido perseguido, torturado e morto, volto a ter esperança. Seu projeto continua, assim como está escrito no site do comitê Chico Mendes: Ele vive! Ele vive porque nunca perdeu sua fé, nunca deixou de crer naquilo que realmente acreditava mesmo que o preço a ser pago fosse alto demais. Passaram-se vinte anos e ele não caiu no esquecimento, suas idéias continuam vivas.




É isso que desejo a todos vocês nesse ano que se aproxima, que cada um de nós nunca percamos a capacidade de acreditar, de ter ideais, de crer neles apesar das circunstancias, que possamos ligar a TV não para assistir baixarias mas que possamos dar audiência àquilo que realmente nos edifica, que nos ajude a crer sempre no num futuro melhor para o nosso país. E, como profissionais de comunicação, possamos sempre nos empenhar para isso, nem que dure dois, oito, dez, vinte anos!



Feliz 2009!

Nenhum comentário: